Monitoramento sem fio para dispositivos Modbus
Sobre o protocolo LoRaWAN
O protocolo LoRaWAN (Long Range Wide Area Network) é uma tecnologia de rede sem fio de longo alcance que vem se consolidando e popularizando em aplicações de Internet das Coisas (IoT). Por outro lado, o Modbus é um protocolo de comunicação amplamente utilizado em sistemas de automação industrial, que utiliza de infraestrutura local e cabeada. A integração entre essas duas tecnologias traz diversas possibilidades e pode ser muito útil para monitorar e controlar dispositivos em uma única rede pública ou privada que se integra à internet.
Antes de mergulhar na integração dos dois protocolos é importante entender um pouco mais sobre cada uma dessas tecnologias.
LoRaWAN é uma tecnologia de comunicação sem fio baseada em rádio frequência que permite a transmissão de dados em longas distâncias com baixo consumo de energia. Ela é capaz de alcançar uma cobertura de até 15km em áreas urbanas e até 50km em áreas rurais. Além disso, o protocolo é ideal para aplicações de IoT, pois permite a conexão de um grande número de dispositivos, geralmente alimentados por bateria.
Sobre o protocolo Modbus
Já o Modbus é um protocolo de comunicação serial usado para conectar dispositivos em sistemas de automação industrial. Ele foi desenvolvido para permitir que dispositivos de diferentes fabricantes possam se comunicar entre si. O Modbus é usado para ler e escrever dados em dispositivos como sensores, controladores de temperatura, bombas, válvulas, entre outros e amplamente utilizado no Brasil.
Através de um dispositivo programável, é possível coletar dados via protocolo Modbus, interpretar a informação e embalá-la em uma mensagem LoRaWAN adequada para transmissão de longa distância. Este mesmo dispositivo pode distribuir comandos e dados enviados através de comunicação sem fio para os dispositivos Modbus em campo.
Para gestão e visualização dos dispositivos conectados, a tecnologia permite integração simples com soluções em nuvem ou on-premises. Através de ferramentas e serviços confiáveis, é possível criar um aplicativo dedicado que irá concentrar todos os dados monitorados. A relação entre dados antes monitorados localmente ou até não monitorados traz diversos insights sobre a gestão de ativos e processos produtivos.
Exemplo de arquitetura para integração Modbus – LoraWan
Beneficios da integração da rede Modbus com a LoRaWAN
- Redução de custos: a integração permite o uso de dispositivos de baixo custo para monitorar e controlar dispositivos industriais em vez de utilizar dispositivos mais caros e com alto consumo de energia
- Flexibilidade: a integração permite a conexão de dispositivos de diferentes fabricantes e protocolos em uma única rede com solução integrada de gestão e visualização.
- Escalabilidade: a LoRaWAN é uma tecnologia escalável e permite a conexão de um grande número de dispositivos em uma única rede.
- Baixo consumo de energia: a LoRaWAN é uma tecnologia que consome pouca energia, o que é ideal para dispositivos alimentados por bateria.
- Confiabilidade: a LoRaWAN é uma tecnologia confiável e segura para transmissão de dados em longas distâncias.
A integração da rede Modbus com a LoRaWAN é uma tendência crescente na automação industrial e na IoT. Ela permite a conexão de dispositivos de diferentes fabricantes e protocolos em uma única rede, o que aumenta a eficiência e reduz os custos. Com a popularização dessa tecnologia, espera-se que cada vez mais empresas adotem essa solução para otimizar seus processos e aumentar sua produtividade.
A Alma possui profissionais especializados em ambos os protocolos, com mais de 10 anos de experiência no mercado prontos para entregar este serviço para a sua empresa. Entre em contato conosco!