Meio ambiente

Por meio de sensores, dispositivos e redes conectados à internet, é possível criar soluções inteligentes para monitorar e controlar diversas atividades que impactam diretamente na qualidade ambiental. Com a IoT, podemos coletar dados sobre a qualidade do ar, dos rios e dos solos, dados climáticos, além de monitorar a fauna e a flora em áreas de preservação. Dessa forma, é possível agir de forma mais eficiente na prevenção e no combate de problemas ambientais, tais como a poluição, desmatamento, deslizamento e queimadas. Por isso, falar sobre IoT em meio ambiente é fundamental para discutir como a tecnologia pode ajudar na preservação e conservação do planeta.

Monitoramento de queimadas

A Internet das Coisas (IoT) pode ser uma ferramenta valiosa para o monitoramento e prevenção de queimadas.De acordo com o Science Journal, aproximadamente 20% das emissões globais anuais de carbono são causadas por incêndios florestais. Sensores IoT podem ser instalados em áreas de risco para detectar precocemente o início de um incêndio florestal e alertar as autoridades competentes para que tomem medidas imediatas para controlar o fogo antes que ele se espalhe.

Estação meteorológica para monitorar e registrar clima no agronegócio.

Estações Meteorológicas

Uma estação meteorológica é capaz de medir a temperatura, a umidade, a pressão atmosférica, a velocidade do vento e outras variáveis meteorológicas com grande precisão e de forma contínua, o que permite obter informações detalhadas sobre as condições climáticas locais. Uma medição pontual dos parâmetros climáticos trás muito mais precisão para o histórico de dados e informações em tempo real. as informações coletadas pela estação meteorológica podem ser utilizadas para tomar decisões importantes em diversas áreas, como agricultura, meio ambiente, geotecnia, turismo, entre outras, permitindo que as empresas e as autoridades locais possam se preparar para diferentes condições climáticas.

Deslizamento de terras e encostas

Sensores IoT podem ser instalados em áreas propensas a deslizamentos de terra e enconstas para coletar dados em tempo real sobre fatores como umidade do solo, pressão e movimento da terra. Essas informações podem ser transmitidas para uma plataforma de análise em nuvem disparando integrações para alertar pessoas que podem estar em risco próximas desses locais sujeitos a deslizamentos. Esses alertas podem vir de sinais sonoros ou via mensagem SMS por exemplo.

Níveis, fluxo e qualidade de água de afluentes

A tecnologia IoT pode ser utilizada para monitorar o nível de rios e a qualidade da água em tempo real. Isso é possível graças à instalação de sensores IoT em pontos estratégicos dos rios e lagos, como nas margens ou no fundo das águas. Os sensores podem medir diversos parâmetros, volume de agua, a vazão do rio, a temperatura da água, a turbidez e a presença de poluentes. Essas informações podem ser enviadas em tempo real para uma plataforma em nuvem, onde são analisadas. Com esses dados, é possível monitorar a qualidade da água, detectando a presença de poluentes ou substâncias tóxicas em tempo real. As autoridades ambientais podem receber alertas em caso de contaminação, permitindo uma resposta rápida e efetiva.