Barragens e Saneamento

Com a IoT, é possível coletar e analisar dados em tempo real sobre diversos fatores, como níveis de água, vazão, temperatura e pressão, níveis de resíduo, volume perdido em vazamentos entre outros. Esses dados podem ser usados para prever problemas e permitir a tomada de decisões mais informadas sobre o gerenciamento da estrutura monitorada. Além disso, a IoT também pode ser utilizada para automatizar processos, como a abertura e fechamento de comportas, e para fornecer alertas em tempo real em caso de emergência, permitindo que a equipe de gerenciamento possa agir rapidamente para evitar danos. A implementação da IoT em barragens e saneamento pode trazer diversos benefícios, como melhorias na eficiência operacional, redução de custos e aumento da segurança para os colaboradores e para a população que vive nas proximidades da barragem.

Estação climática

Uma estação meteorológica pode incluir uma variedade de sensores para medir diferentes parâmetros que possam afetar a qualidade da água ou a segurança de uma barragem. Sensores de chuva, umidade, temperatura, radiação solar, força e direção do vento, pressão atmosférica são alguns dos comuns que podem ser incluídos em uma estação meteorológica. Esses sensores podem ser usados ​​para monitorar as condições climáticas na área da barragem ou do sistema de saneamento e fornecer informações úteis para a gestão e manutenção. Além disso, os dados coletados pelos sensores podem ser usados ​​para prever as condições meteorológicas futuras e ajudar na tomada de decisão.

Fluxo de fluidos

Poços de alívio, vertedouros e afluentes são exemplos de componentes de um sistema de barragens que possuem fluxo de fluido envolvido. O monitoramento desse fluxo é uma atividade importante para garantir a segurança, eficiência do sistema e o não desperdício de recursos. Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para monitorar o fluxo de água em barragens como por exemplo medidores de vazão que podem usar de princípios eletromagnéticos ou sinal ultrassônico. Além de riquíssimos dados históricos captados com qualquer frequência desejada e em qualquer momento, sinais e alertas podem ser programados a partir de parâmetros pré definidos para que medidas necessárias sejam tomadas.

Vazamentos

O vazamento em barragens e sistemas de saneamento pode causar graves danos ambientais, humanos e financeiros, incluindo a contaminação de rios, o desalojamento de pessoas e a destruição de comunidades inteiras. Para minimizar os riscos é importante monitorar locais críticos que podem estar sujeitos a escape de fluido. Sendo detectado de maneira precoce, ações podem ser tomadas evitando grandes danos. Existem algumas possibilidades de sensores que detectam vazamento em seu estágio inicial, como de contato e corda, podendo auxiliar em manutenções preditivas e inspeções orientadas.

Monitoramento taludes e encostas

O monitoramento de taludes e encostas é uma atividade importante para prevenir acidentes, como deslizamentos de terra e desmoronamentos, que causam danos significativos à infraestrutura, ao meio ambiente e às pessoas. Instrumentação geotécnica como sensores dos tipos inclinômetros, piezômetros, extensômetros e umidade, que podem medir a inclinação, pressão hidrostática, deformação, e umidade do solo, ao associados a um sistema de comunicação sem fio com atualização de dados em tempo real, fornecem informações valiosas sobre o comportamento do talude ou encosta de forma instantânea e histórica, sendo de suma importância para tomadas de decisões necessárias.

Nível de reservatório e afluentes

Medir o nível de reservatório de água e afluentes é uma ação fundamental para o bom andamento de operações relacionadas a saneamento e barragens. É preciso não somente deixar faltar água como também evitar que esse ativo transborde, podendo causar variados danos. Sensores do tipo ultrassônico e piezômetro podem fazer essa função de maneira automática e remota, enviando dados em tempo real para algum sistema de monitoramento

Controle individualizado do consumo de energia, gás e água

Dados distribuídos de medições pontuais de consumo de ativos como energia e água traz a possibilidade de economia de recursos para os sistemas de barragem e saneamento. Uma medição individualizada permite identificar problemas em tempo real, como vazamentos de água ou defeitos em equipamentos como conjunto de motobombas, o que pode levar a reparos mais rápidos e econômicos. Além disso, é possível obter informações mais precisas sobre o consumo em cada unidade, o que pode ajudar a gestão a desenvolver estratégias mais eficazes de redução de consumo e melhorias na distribuição.

Controle de qualidade da água

O controle de qualidade da água é um conjunto de ações e medidas tomadas para garantir que a água esteja em conformidade com os padrões estabelecidos pelas normas e leis ambientais. Podemos citar vários motivos que justifiquem sua importância como proteção da saúde pública e meio ambiente, prevenção de doenças, garantia de qualidade de produto e regulação. O monitoramento contínuo e distribuído pode ser feito através de sensores do tipo sonda que podem captar variáveis como Oxigênio dissolvido, Potencial de Oxidação, PH, Temperatura ,Turbidez, Condutividade, Contaminação por óleo, que são parâmetros importantes sobre a qualidade da água. Essas medições podem ser integradas a sistemas de comunicação sem fio, com armazenamento, gestão e visualização dos dados feitas de maneira remota.