Agronegócio

A IoT tem sido amplamente utilizada na área do agronegócio, permitindo o monitoramento e gerenciamento remoto de plantações, rebanhos e equipamentos agrícolas, bem como a coleta e análise de dados em tempo real. Isso tem levado a uma maior eficiência operacional, redução de custos e aumento da produtividade. Sensores podem ser instalados em equipamentos agrícolas, como tratores, colheitadeiras e pulverizadores, permitindo que os operadores monitorem e controlem remotamente esses equipamentos. Também podem ser instalados em plantações para monitorar a umidade e Ph do solo, temperatura, umidade do ar, índice de chuva, luminosidade, permitindo que os agricultores monitorem o crescimento das plantas em tempo real. Pode ser usada também para otimizar o uso de recursos, como água e fertilizantes, permitindo o uso desses recursos de forma mais precisa e eficiente, reduzindo o desperdício e os custos. Com a IoT no agronegócio, as empresas podem aumentar a produtividade e a eficiência, reduzir os custos e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Estação meteorológica

Uma estação meteorológica pode monitorar e registrar histórico de até 16 parâmetros climáticos. A partir da coleta destes dados é possível definir áreas produtivas e épocas de plantio observando aspectos como zona de maturação, riscos climáticos, potencial produtivo e qualidade dos produtos. Aliado aos dados de previsão climática, é possível programar ciclos de plantio inteligente com grande eficiência e aumento de resultado

Rastreamento de ativos

Em grandes espaços produtivos como fazendas, o rastreamento de máquinas, equipamentos e até mesmo animais pode aumentar a eficiência dos processos produtivos, além de garantir a segurança e o uso apropriado de equipamentos essenciais para a atividade produtiva. 

Monitoramento de animais

O monitoramento de parâmetros de saúde de ativos vivos como vacas apresenta uma nova possibilidade de eficiência para a indústria de laticínios. Informações detalhadas de eventos como doenças, alimentação, digestão e gestação podem simplificar drasticamente o processo operacional na gestão de gado e levar a produção para a nova era

likuan-wang-fCNmBOR-kdg-unsplash

Monitoramento de parâmetros para agricultura

As tecnologias de IoT permitem que o produtor agrícola tenha acesso fácil aos dados de parâmetros de solo (umidade e temperatura) facilitando o controle das áreas produtivas e todo planejamento do seu processo produtivo e de plantio. Além de garantir as melhores condições para crescimento do plantio, o controle de umidade de solo também pode direcionar a irrigação para as áreas conforme a medição, aumentando a eficiência no uso de água.

Controle de irrigação e abastecimento de água

As tecnologias de IoT aumentam as possibilidades de controle e monitoramento para os equipamentos de irrigação e abastecimento de água para os produtores do agronegócio. Sistemas inteligentes aumentam a eficiência na utilização dos recursos hídricos e equipamentos possibilitando assim economia financeira no processo total.

Controle de rejeitos e contaminação de rios

Com o surgimento da indústria sustentável, o monitoramento e controle de rejeitos despejados em rios se tornou atividade importante para garantir a responsabilidade ambiental nas devidas atividades produtivas. A instrumentação IoT possibilita monitorar nível, ph, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, turbidez, ORP da água com rapidez e confiabilidade garantindo a harmonia do processo produtivo e do meio-ambiente.